Pular para o conteúdo principal

Entendendo o Natal

    Natal, época em que as pessoas em todo o mundo se confraternizam-se, ajudam os necessitados em maior proporção em comparação a qualquer época do ano. O natal influênciou até mesmo países budistas do oriente como é o caso do Japão que não é um país cristão, mas, comemora o natal. Hoje bilhões de pessoas no mundo são influenciadas pelo “espírito natalino”.
    Preparativos especiais são organizados em centenas de milhares de lares que assim tenham condições para preparar a tão conhecida ceia de natal, enfim, isso na véspera ou dias antes. No dia de natal, as pessoas no mundo se confraternizam profetizando entre si o famoso “feliz natal” isso católicos, muitos evangélicos e religiosos em todos os lugares.
 Mas afinal como é que essa data influência tanto as pessoas mais do que outras datas do ano?
Vejamos a seguir.

O nascimento de Jesus Cristo

      Há mais de mil anos antes da era cristã Moisés profetizara que Deus havia de levantar entre o povo de Israel um profeta semelhante a ele. (Dt: 18:15-22).
      O profeta Isaias profetizou a respeito do Messias cerca de 750 anos a. C., e é considerado o profeta messiânico, pois, foi o mais que profetizou a cerca do Salvador que viria ao mundo.
“por que um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será; Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Is: 9:6).
     O profeta Miquéias, contemporâneo de Isaías, profetizou cerca de 750 anos a. C. dizendo qual seria a cidade que viria nascer o Messias, que era Belém. (Mq: 5:2).
     Isaías profetizou que o menino iria nascer de uma virgem, ou seja, iria ser gerado de forma sobrenatural e não pela concepção natural, e o nome dele seria Emanuel. (Deus conosco).
     Esses e outros que profetizaram acerca do Messias não alcançaram o cumprimento das profecias a cerca de Jesus, mas foram os escolhidos de Deus para transmiti-las com muita antecedência a todos, para que muitos viessem crer em Jesus Cristo o mais esperado e desejado das nações.      (Ag: 2:7).
                                                  

O natal é bíblico?
 
     Primeiramente quero deixar bem claro que, creio no nascimento de Cristo, na sua morte e ressurreição há mais de 2000 anos atrás. E que sua vinda ao mundo como homem gerado pelo Espírito Santo, foi de extrema importância para a humanidade. Mas, quero deixar bem claro que, Deus, não precisa de nossa opinião e ajuda no que diz respeito a ajudá-lo a criar um novo mandamento ou uma nova doutrina além do que já foi determinado por Deus em sua palavra a bíblia sagrada.
      A palavra natal tem haver com nascimento ou aniversário natalício, a bíblia não faz nenhuma referencia a respeito do dia do nascimento de Jesus Cristo e nem menos ainda o mês, o que a bíblia nos diz é que na noite do nascimento de Jesus Cristo, os pastores em Israel guardavam seus rebanhos nas vigílias da noite. (Lc: 2:8).
      Através desta passagem que o evangelista Lucas nos mostra e nos dá a entender é, que Jesus não nascera no mês de dezembro como afirmam milhares de lideres eclesiásticos e religiosos, sem ao menos terem um minúsculo fragmento bíblico que comprove o mês e principalmente o dia do nascimento de Jesus Cristo.
      O que sabemos de certo é que, em Israel no calendário judaico o mês de dezembro é chamado de (TEBETE), que é diferente em relação ao Brasil que é verão, mas lá é inverno, estação com muita chuva e frio.
     Então entendemos que não havia lógica e nem era costume dos pastores de ovelhas apascentarem seus rebanhos nesta situação de muito frio. Muitos estudiosos concordam entre si que o mês do nascimento de Jesus Cristo aconteceu entre agosto e outubro, e que o mês de dezembro já estava no ápice do inverno rigoroso.
     Então por que se comemora o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro há tanto tempo? A questão é que não há base bíblica e nem histórica que comprove que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro. Você sabia que, centenas de anos antes de Jesus nascer, já se comemorava o dia 25 de dezembro como dia do “deus sol” ? ou (solstício de inverno) conhecido e chamado pelos romanos de Mitra deus da luz. Essa era uma prática idolatra e pagã que foi incorporada de forma sutil e impressionante nas igrejas cristãs.
     Há falsos relatos da parte dos que defendem o natal e querem passar acima das doutrinas de Deus que Martinho Lutero foi um dos criadores da árvore de natal, enfim, Lutero foi um homem que combateu energicamente todo tipo de idolatria e praticas pagãs que estavam enraizadas dentro da igreja católica romana, foi perseguido por denunciar todo tipo de pecado que havia contra a mesma, como é que esse homem chamado Martinho Lutero, iria se render a um pinheiro ou uma árvore que viesse a enaltecer ao natal de origem pagã.
     Dizer isto a respeito deste homem é o mesmo que usar gasolina para apagar o fogo, não tem lógica, e ainda mais não tem base concreta na historia que comprove tal invenção.
Algumas perguntas relacionadas ao natal
    O que representa espíritualmente o natal, papai noel, presépios e árvore de natal  para nós?, onde nasceu papai noel? Porque sua roupa mudou de cor se antes era marron e também verde? Porque a coca cola através de sua mensagem subliminar mostra papai noel guiando o destino das pessoas no comercial de 2011, em vez de Jesus Cristo? Devemos por em prática os conceitos dos homens bons e muito religiosos ou os mandamentos de Deus? Se papai noel foi criado baseado em um bispo catolico caridoso, então pra que comemorar uma data incerta, baseada em um decreto criado pelo Imperador Constantino, pois o dia 25 de dezembro comemorava-se o inicio do inverno e o dia do deus sol, que clamavam pelo fim das chuvas e o aparecer do sol.
     Enfim o que sabemos é que de fato até o III século d. C. nem pelos apóstolos e nem pelos pais da igreja cristâ era comemorado o natal, o que aconteceu foi que, o imperador Aureliano estabeleceu a comemoração obrigatória da natividade (nascimento) do sol invicto no dia 25 de dezembro, em 275 d. C.
     No ano de 336 d. C. vários anos depois, a igreja católica adotou oficialmente atraves do Imperador Constantino (governou Roma entre os anos 306 e 337), ao converter-se ao catolicismo (ano 312), promoveu uma tentativa de identificação do “Sol Invictus” com Jesus Cristo como forma de acabar com os conflitos político-religiosos entre cristãos e romanos tradicionais, facilitando dessa forma a conversão da população e a cristianização dos festivais.          
    As comemoraçoes ao sol invictus dá-se a alguns séculos antes de Cristo, que era comemorado e conhecido por outro nome mitra, divindade relacionada ao sol, que, recebia sacrifios de sangue como de touros, bebedeiras e orgias, enfim práticas pagãns que veio de outros povos e foi adotada por roma mais de 200 anos a.C. , essa data era uma das principais datas comemoradas pelos pagãos que posteriormente foram incorporadas pelos cristãos católicos oficializada pelo Imperador Romano.
    E adotou o natal de 25 de dezembro, como o dia do nascimento de Jesus, não pense que isso é uma mera coincidência com o dia festivo e diabólico comemorado pelos antigos romanos em honra ao deus sol. Segundo a nova enciclopédia católica, a comemoração do natal foi criada por ela mesma e não tem no mundo outra autoridade a respeito deste assunto senão ela mesma (católica).
     A questão do natal envolve uma prática que de fato é uma forma de idolatria pagã adaptada em honra a esse tal de deus sol, NATALIS SOLIS INVICTI (nascimento do vitorioso sol).
     É ai que os que se dizem cristãos e creêm na bíblia tem que entender que, quando uma pessoa seja ela quem for usar a melodia de uma música depravada e mundana, e transferí-la para uma letra cristã, muitos de nós cristãos, iremos repudiar, pois, sabemos que a melodia original é de origem mundana. Mas outros irão aceitar abertamente e dizer que, o que vale é a intenção de adorar. Assim acontece com o natal, muitos sabem que é de origem pagã como nós sabemos e repudiamos, mas tem aqueles que dizem “o que vale é a intenção” de comemorar o nascimento de Jesus. Aí é que muitos se enganam sutilmente dizendo não importa a data do nascimento, mas, a intenção. E qual foi a intençao do Imperador Constantino em decretar essa data, que fazia honrarias a mitra? Seria apenas para uma estratégia do Imperador católico introduzir praticas pagãns para atrair mais fiéis e assim ter uma maior aceitação?
O interresante é que os 12 apóstolos não comemoravam o natal, mesmo depois de mais de 200 anos após aressurreição não há relatos de tal prática registrada na bíblia e nem na história, para comemorar-mos o natal.            
     Interessante também é que o apóstolo Paulo, como sendo um dos principais doutrinador da igreja, ele sempre se preocupou em transmitir toda doutrina (ensinamento) de Deus. (Atos:20:26-27). Ou teria Paulo, pedro, joão ou até mesmo nosso Senhor Jesus Cristo, esquecido de forma imprudente de nos ensinar sobre a comemoração do natal até a sua vinda? Claro que não! O que Deus quer é (Mq:6:8) “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?”

Primeiro a pessoa está enganada, pois, a bíblia diz claramente que devemos fazer memória é do sacrifício de Jesus, ou seja, de sua morte através da santa ceia. (1Co:11:23-25). Isso sim, é um mandamento bíblico.
Segundo, Jesus não ordenou comemorar seu nascimento, prova essa que os apóstolos primitivos não fazem nenhuma menção sequer do dia natalício a ser comemorado.
Terceiro, não há provas na bíblia e nem na história de que Jesus nascera em 25 de dezembro, data oficializada e comprovada em honra ao “sol invictus”.
 Quarto, não devemos servir a dois senhores. (Mt:6:24).
 Quinto, não existe nenhuma comunhão nem mesmo adaptada entre Jesus Cristo e esse tal de deus sol, (2Co:6:14-18) mesmo que, o inimigo de nossas vidas consiga como temos visto por aí enfeitar igrejas evangélicas com ornamentos e árvores de natal e outros,nós sabemos em quem temos crido. (2Tm:1:12).
 Sexto, devemos honrar os imperadores ?  dos quais um era pagão ( adorava o deus sol, adorador de demonios ) e a Constantino que foi o responsavel para oficializar essa data do natal, como certa? De mode nenhum. (Gl:1:10).
Sétimo, falando bíblicamente e históricamente o natal é baseado em uma estrutura de engano e costumes pagãos que antecediam a era cristã, herdados diretamente de Roma, dos quais o Imperador Constantino tinha antes de aceitar o catolicismo, tinha na sua cunhagem da moeda real da época, a imagem do “sol invictus”.
     Ninguém é obrigado a aceitar o que está neste estudo, na bíblia ou na história, porém temos que deixar de ser mundanizado. Não é preciso dançar conforme a música, mas sim, não se conformar com este mundo e nem no que há nele. (Rm: 12:2), não é porque os religiosos comem só peixe na quaresma, que, devemos comer só peixe, mas pelo menos tentar influenciar a nossa geração seguindo os conceitos de Deus que está na bíblia, e não seguir o nosso conceito ou mesmo tradições humanas de supostos homens bons, cheios de boas intenções.

 (Cl:2:8)  Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

(Cl:2:20 ) Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo...

Pb. Rodrigo Xavier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acesso a Deus

Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.   (Efésios 2. 18-22) O apostolo Paulo escrevendo aos efésios deixou claro que; quando estamos em Cristo temos acesso ou seja, somos trazidos pra perto do Pai pelo mesmo Espirito que guiou Jesus Cristo na terra. Isso quer dizer que temos um grande privilegio de acesso, quando na antiguidade somente um Sumo Sacerdote uma vez ao ano podia fazer isso. (Êxodo 30.10) Não somos tidos por estranhos diante de Deus quando o nos aproximamos dEle, pois Jesus nos trouxe pra perto, fazendo expiação de nossos pecados diante de Deus e tornando-nos parte da Família

10 países onde mais se comete suicídio

  Você está prestes a ver 10 países com as maiores taxas de suicídio do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar do mundo. Embora a maioria dos países com altas taxas de suicídio seja pobre, há também um número surpreendente de nações altamente desenvolvidas e ricas que têm uma classificação muito alta nessa triste estatística. Geralmente, cometer suicídio é cerca de três vezes mais comum em homens do que em mulheres. sendo envenenamento, enforcamento e armas de fogo os métodos mais comuns. Veja quais países têm as maiores taxas de

Fuja da Fofoca

  A grande maioria das pessoas não te conhece, nem ao menos entende o que sentimos, mas elas se veem na obrigação de querer dar opinião na nossa vida. Ora por este motivo quero escrever uma argumentação sobe tal assunto. Vivemos uma cultura digital nas redes, onde as pessoas abriram as portas de suas vidas através das redes sociais. Existem aqueles que necessitam serem notadas, como dizem eles, precisam de “views e likes”, um narcisismo desenfreado e louco. Sabemos que é da natureza humana essa necessidade em ser notado, reconhecido e até amado, desejamos ser reconhecidos pelo que fazemos, mas devemos refletir sobre até onde isso é bom ou prejudicial. Algumas pessoas acham que devem opinar na vida dos outros por pura maldade para serem vistas como alguém importante, ou simplesmente se sentirem melhores com suas próprias inseguranças e muitas vezes não medem as palavras e magoam e desprezam as outras. São caçadores de defeitos nas pessoas, pois não suportam olhar para o espelho e ver a