Pular para o conteúdo principal

Jesus é Chamado de Deus nas Escrituras?

Este artigo foi escrito por Marcelo Berti em Teologando. Um Blog que eu altamente recomendo a todos que desejam clarear suas mentes a respeito da Palavra de Deus.


Se tomarmos por base a declaração do autor anônimo do livreto “Should you believe in Trinity” a resposta para essa pergunta é não. Contudo, diante dos versos já lidos acima,não podemos concordar com a frase desse autor de que diante do todo das escrituras Jesus não é considerado Deus. Na verdade esses textos demonstram de modo claro que Cristo é equiparado com Yahweh, e que sua Eternidade é apresentada claramente nas escrituras. Portanto, é necessário assumir que Cristo é Criador não Criatura, pois assim as escrituras ensinam. Ou seja, diante do todo das escrituras, Jesus é claramente chamado de Deus.

Sendo assim, se o texto de Jo.1.1 afirmar que Jesus é um outro deus, como insistem os TJs, ele entraria em diversos conflitos com a escritura. Ou seja, além de ser gramaticalmente improvável, Jo.1.1 traduzido indefinidamente é uma afronta à verdade bíblica.

Entretanto, nos resta uma pergunta pertinente: Além da declaração direta de Jo.1.1, Jesus é chamado de Deus em outro lugar nas escrituras?

Para responder a essa pergunta, vou usar três textos que não tem dificuldades gramaticais para serem analisadas:
1. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir – Apocalipse 4.8
2. Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo; 8 mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino – Hebreus 1.7-8
3. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo – Romanos 10.9-13
No primeiro verso vemos que os quatro seres viventes proclamam dia e noite que Aquele que há de vir é Santo, Santo, Santo e Senhor Deus, Todo Poderoso. Segundo o contexto de Apocalipse, Aquele que há de vir é Jesus Cristo (Ap.22.12, 20). Logo, Jesus é chamado de Senhor Deus, Todo Poderoso, diferente do que os TJ defendem.

No segundo verso, duas coisas são claramente percebidas: (1) Jesus é diferenciado dos anjos e por isso não pode ser Miguel o arcanjo como defendem os TJs. (2) O autor de Hebreus usa o Salmo 45.6, usado no AT em referência a Yahweh, para descrever o Filho. Ou seja, Jesus e Yahweh são um.

No terceiro verso, Paulo claramente aplica o termo Yahweh a Jesus Cristo em Romanos 10.13 ao citar Joel 2.32 em referência a salvação oferecida em Cristo. Ou seja, aquele que invocar o nome de Yahweh será salvo (Jo.2.32). Por isso, confessar que Jesus é Senhor é confessar que Ele é Deus.

Outros textos dizem claramente que Jesus é Deus, mas normalmente são distorcidos pela Tradução do Novo Mundo (em breve teremos todos eles analisados no Teologando – aguarde!).
Observe alguns deles:
aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus – Tito 2.13
Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo – 2 Pedro 1.1
Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo – 2 Pedro 2.11
pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus – Filipenses 2.6
Uma última comparação válida a ser feita aqui é a correlação entre Jo.17.3 e 1Jo.5.20:
E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste – João 17.3
Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna – 1 João 5.20
Segundo o primeiro texto, apenas Deus-Pai é Deus Verdadeiro. Se Jesus é um outro deus, segundo esse texto ele deve ser um deus falso. Contudo, o segundo texto diz que Jesus é o verdadeiro Deus. Se Jesus é um outro deus, então o Deus-Pai deve ser o deus falso, uma vez que Jesus é o verdadeiro.
Só existe uma forma de essas duas colocações serem verdade ao mesmo tempo: Se Jesus e Deus forem um, como Jesus defende em Jo.10.30.
Portanto, é seguro afirmar que Jesus é Deus, pois assim as escrituras ensina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acesso a Deus

Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.   (Efésios 2. 18-22) O apostolo Paulo escrevendo aos efésios deixou claro que; quando estamos em Cristo temos acesso ou seja, somos trazidos pra perto do Pai pelo mesmo Espirito que guiou Jesus Cristo na terra. Isso quer dizer que temos um grande privilegio de acesso, quando na antiguidade somente um Sumo Sacerdote uma vez ao ano podia fazer isso. (Êxodo 30.10) Não somos tidos por estranhos diante de Deus quando o nos aproximamos dEle, pois Jesus nos trouxe pra perto, fazendo expiação de nossos pecados diante de Deus e tornando-nos parte da Família

10 países onde mais se comete suicídio

  Você está prestes a ver 10 países com as maiores taxas de suicídio do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar do mundo. Embora a maioria dos países com altas taxas de suicídio seja pobre, há também um número surpreendente de nações altamente desenvolvidas e ricas que têm uma classificação muito alta nessa triste estatística. Geralmente, cometer suicídio é cerca de três vezes mais comum em homens do que em mulheres. sendo envenenamento, enforcamento e armas de fogo os métodos mais comuns. Veja quais países têm as maiores taxas de

Fuja da Fofoca

  A grande maioria das pessoas não te conhece, nem ao menos entende o que sentimos, mas elas se veem na obrigação de querer dar opinião na nossa vida. Ora por este motivo quero escrever uma argumentação sobe tal assunto. Vivemos uma cultura digital nas redes, onde as pessoas abriram as portas de suas vidas através das redes sociais. Existem aqueles que necessitam serem notadas, como dizem eles, precisam de “views e likes”, um narcisismo desenfreado e louco. Sabemos que é da natureza humana essa necessidade em ser notado, reconhecido e até amado, desejamos ser reconhecidos pelo que fazemos, mas devemos refletir sobre até onde isso é bom ou prejudicial. Algumas pessoas acham que devem opinar na vida dos outros por pura maldade para serem vistas como alguém importante, ou simplesmente se sentirem melhores com suas próprias inseguranças e muitas vezes não medem as palavras e magoam e desprezam as outras. São caçadores de defeitos nas pessoas, pois não suportam olhar para o espelho e ver a